terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Portugal com mais Doutores que Espanha

"Portugal tinha, em 2006, mais mestrados e doutorados em proporção da população que Espanha, de acordo com dados esta segunda-feira divulgados conjuntamente pelos institutos de estatísticas dos dois países.

Segundo a publicação "Península Ibérica em Números", que apresenta uma comparação de indicadores entre os países ibéricos, Portugal tinha 61 mestrados e doutorados por 100 mil habitantes, enquanto Espanha tinha 16 por 100 mil.

Em números totais, Portugal tinha 6436 pessoas com os graus académicos de mestre ou doutor, o que compara com os 7159 existentes em Espanha, com uma população mais de quatro vezes superior à portuguesa. Em Portugal, as mulheres levavam a vantagem, representando 58,8% dos mestrados e doutorados, enquanto em Espanha eram apenas 46,8%.

Por outro lado, Portugal tinha, em 2007, uma taxa de abandono escolar superior à de Espanha, segundo os mesmos dados.

De acordo com a publicação "A Península Ibérica em Números", a percentagem de jovens entre os 18 e os 24 anos que abandonaram o sistema escolar era superior a 35% em Portugal.

No mesmo ano, em Espanha, a taxa de abandono escolar era de cerca de 30%, maior entre os homens do que nas mulheres, tal como em Portugal e no conjunto da União Europeia.

No entanto, em 2005, Portugal apresentava uma despesa pública em Educação, medida em proporção da riqueza produzida, superior à de Espanha. Enquanto Portugal despendia 5,4% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em Educação, no país vizinho a despesa pública era de 4,2%.

A despesa pública em Educação, em percentagem do PIB, em 2005, era mesmo superior à média dos 27 países da União Europeia, de 5,0%.

A percentagem de população feminina no ensino superior, de 65,4% em Portugal, é mais elevada que em Espanha, onde a presença feminina nas universidades se fica pelos 58,3%.

A área de licenciaturas mais procurada pelos portugueses é a de saúde e serviços sociais, enquanto em Espanha é a de gestão e administração, seguida pela engenharia, indústrias e construção.

A publicação "A Península Ibérica em Números", apresentada pelo INE português e INE espanhol pelo quinto ano consecutivo, compara indicadores dos dois países relativos a várias áreas sócio-económicas."



2 comentários:

Rui Pi disse...

Só uma nota: o link na barra lateral para o ADNGB não é para o site do ADNGB (que para já ainda não existe), mas sim para o Blog Não Oficial dos Alunos de Genética e Biotecnologia da UTAD.

MUTAD disse...

Obrigado pela atenção.
Iremos então designa-lo como BEGB - Blog de Estudantes de Genética e Biotecnologia.


Mais alguma sugestão?


Abraço MUTAD - pela vontade de mudar.

 
Free counter and web stats subir