quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tribunal suspende eleições

"O Tribunal de Vila Real decidiu impedir a tomada de posse da lista que ganhou as eleições para a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), realizadas no passado dia 15 de Dezembro. O tribunal deu seguimento à providência cautelar interposta pela Lista A, que tinha sido excluída do sufrágio pela Comissão Eleitoral, por não considerar estudantes daquela Universidade os alunos do curso de Enfermagem.

Em comunicado difundido ontem, a lista contestatária reafirmou que "por diversas vezes e formas foi provado e comprovado que os colegas de Enfermagem são estudantes da UTAD". Cita mesmo o reitor da Universidade que terá esclarecido já a validade dessa condição, "desde que as propinas pagas por esses estudantes passaram a constituir receita própria da UTAD." Ao JN, o presidente da Comissão Eleitoral considerou "normal" a decisão do tribunal."

Texto de Eduardo Pinto in Jornal de Notícias

(7 Janeiro 2009)


"O Tribunal de Vila Real decidiu ontem suspender o processo eleitoral da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). A providência cautelar interposta pela Lista A, excluída do acto, impede assim a tomada de posse dos órgãos sociais.

Entre outras matérias reclamadas por um grupo de alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que intentaram a providência cautelar, está a “exclusão da participação activa e passiva dos estudantes de Enfermagem no processo”. Em comunicado, a Lista A recorda que os alunos de “Enfermagem foram excluídos por decisão da Comissão Eleitoral, presidida por um apoiante declarada da lista de continuidade”, por alegada “falta de capacidade eleitoral”.

Os membros da Lista A dizem-se “entristecidos” por ter sido necessário “chegar a estes extremos para constatar o óbvio e assegurar a liberdade e a democracia na AAUTAD”."

Notícia publicada a 6 de Janeiro de 2009 in Notícias de Vila Real

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats subir