sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

É tempo de acabar com as garraiadas

32 comentários:

Anônimo disse...

Rastejar é preciso

Imagem de abertura da página de uma Associação Académica.

Vale mais do que mil palavras!...

http://anti-praxe.blogs.sapo.pt/10408.html

http://anti-praxe.blogs.sapo.pt/

Plüs disse...

Caso nao saiba, a garraiada nao é nenhum acto bárbaro como aqui está indicado. Nao ha qualquer ferimento fisico no animal, apenas as pessoas que gostam de gado bravo se dispõe a enfrenta-lo cara a cara, sem qualquer instrumento que o possa ferir. Quanto à morte do vitelo em 2006 foi um mero azar, pois em 19 anos de existencia, e com centenas de garraiadas nas pernas, repito centenas, nunca tal me foi deparado. Foi algo inesperado com uma probabilidade quase nula de acontecer.

Vamos defender a garraida académica pois pelo que tenho conversado, ha imensos finalistas que gostam e gostavam de a ter. Quem nao quiser, nao vai. É um local e acontecimento publico.

Plüs disse...

VOcês meninos que são protectores dos direitos dos animais nem sabem as coisas boas da vida. Nem sabem o que é comer um bom bife de vaca!
Vamos antes legalizar os charros que vocês todos fumam, em vez que apoiarmos uma tradição portuguesa.

Viva aos toiros e a festa brava.

Saudações académicas e taurinas

Irina Castro - Ecologia disse...

Caro Plüs

Em primeiro lugar deve se ter em atenção que de acordo com o Regulamento do Espectáculo Tauromáquico, uma garraiada é uma tourada com um garraio (touro jovem) na qual intervêm cavaleiros tauromáquicos não profissionais (amadores / praticantes) e grupos de forcados universitários, vulgarmente, embora incluindo, ainda assim, o uso de farpas. As farpas usadas nas garraiadas têm dimensões menores do que as usadas nas corridas de touros, mas os animais que são usados nas garraiadas também são substancialmente mais jovens e fisicamente mais pequenos e menos pujantes e resistentes. Ou seja, proporcionalmente, nas garraiadas infligem-se aos garraios danos de gravidade equiparável aos danos infligidos aos touros nas touradas.
Em alguns casos (como o nosso), nas garraiadas não há uso de farpas mas sim apenas a chamada “brincadeira” entre os estudantes e o animal.
Esta brincadeira é extremamente violenta, sendo o animal empurrado, puxado e agredido várias vezes e de diferentes maneiras, por um grupo enorme de indivíduos que, além disso, nas garraiadas académicas se encontra usualmente embriagado (sendo comum, como se sabe, o abuso no consumo de álcool em ambiente de festas académicas).

No que diz respeito aos ferimentos físicos, o meu caro colega tem a noção que o que diz é mentira.

Ou não serão as escoriações um ferimento físico?

Está o meu caro colega a dizer que a exaustão muscular e respiratória, desidratação..etc,não são danos físico.

Mas não falemos em só em danos físicos.

Falemos em sinais evidentes de comportamento animal. Não é necessário ser especialista para se saber que o animal se encontra sobre stress, e se compreender os danos emocionais.

É claro que esta teoria será facilmente refutada se o caro colega não compreender os animais como seres senciente. Mas isso já serão questões culturais ou educacionais.

O que é para mim claro é que estamos perante uma clara situação de abuso de um ser desprotegido e amedrontado.

Não existem probabilidades nulas, existem factos.

E é um facto que esta tradição cruel já devia estar no caixote do lixo da Historia.

Falando em finalista, acredito que existam muitos que a querem.
Mas tenho mais certeza que existem muitos que não a querem, como aqueles que não a conhecem e que após a exposição dos factos tomarão uma posição favorável a sua exclusão.

Tal como devemos compreender que apesar de a semana académica ser maioritariamente direccionada para os finalistas, nem todas as decisões cabem só aos finalistas. Sendo por esse o motivo que a Assembleia irá deliberar a sua exclusão ou permanência.

Quanto a finalização do seu comentário permita-me que discorde.

Segundo a Lei n.º 92/95 de 12 de Setembro.

São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal.

ou talvez de uma modo mais leve.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS:
(proclamada em assembléia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978)

Nenhum animal será submetido a maus tratos e a actos cruéis.

Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibição dos animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Aconselho o a guardar o cliché tradição, e acontecimento publico para causas que mereçam realmente a sua aplicação

Não existe justificação plausível para a garraida.


Abraço

Anônimo disse...

"vocês meninos que são protectores dos direitos dos animais nem sabem as coisas boas da vida. Nem sabem o que é comer um bom bife de vaca!
Vamos antes legalizar os charros que vocês todos fumam, em vez que apoiarmos uma tradição portuguesa.

Viva aos toiros e a festa brava.

Saudações académicas e taurinas"


Eu fumo charros (ou não, não terá muito a haver com isso certamente), sou a favor da defesa dos animais e o respeito por estes...e como belos bifes! E daí?
Posso perfeitamente comer um belo bife, mas para o comer não tenho que ir para dentro de uma cerca, com mais trinta tipos a fazer frente a um animal que merece paz, independentemente do seu destinatário final. That's the difference!

Penso que os finalistas, após anos de instrução pessoal em universo académico, tenham apreendido valores essenciais. Logo, não me parece que desejem tanto a garraiada.
A mudança de mentalidades começa pela formação e desenvolvimento intelectual de um grande grupo de indivíduos, ocorrendo maioritariamente em formações académicas/universitárias/superiores.
Penso que esta Universidade dispensa honrosamente um acto como a garraiada. Porque não procurar outras soluções para divertimento dos finalistas que não esta? Seria certamente mais digna e respeitável.

Mas isto é apenas a minha opinião. Poderá ser diferente de outras ou igual à de muitos.

Atenciosamente.

Anônimo disse...

O regulamento tauromaquico diz que uma garraiada é uma tourada com um garraio (touro jovem) na qual intervêm cavaleiros tauromáquicos não profissionais (amadores / praticantes) e grupos de forcados universitários, vulgarmente, embora incluindo, ainda assim, o uso de farpas. Tudo certo. Mas toda a gente sabe que a garraiada académica da utad nao tem nem cavaleiros tauromáquicos nem grupos de forcados universitarios, tem sim simpatizantes da festa brava que gostam deste "duelo" touro/homem e que esperam um ano inteiro por esta festa.
Quanto às agressoes que indica no seu comentário, penso que nao têm qualquer fundamento, visto que o animal tem a hipotese clara de se defender, nao ha qualquer arma contra o garraio, simplesmente homem e "touro" no mesmo recinto. Se fosse tao agressivo, o animal, neste caso BRAVO, viraria as costas à luta e acobardava-se, se tal nao o faz é porque nao será assim tao bárbaro como está a tentar mostrar.
Quanto à exaustão muscular, respiratória, desidratação, ambos sabemos que nao é um argumento válido. Caso nao saiba, o gado bravo é bem tratado toda a vida, aliás, tem uma vida exemplar que qualquer outra cabeça de gado bovino nao tem. Nunca vê um estábulo, anda TODA A VIDA no campo, por exemplo. Naquele momento, como é de esperar que fique cansado, sim, mas nao é justificaçao para acabar com as garraidas. Se assim fosse acabariamos com todos os desportos visto que praticamente todos eles causam fadiga muscular, desidrataçao, stress. Para além disto, os garraios após a garraiada têm a hipotese de se hidratar, alimentar e de voltar para o campo, nem sequer vao para o matadouro como a maior parte do gado bravo usado nas touradas.
Vamos ser conscientes e nao acabar com uma tradiçao de ha tantos anos e que MILHARES de pessoas apoiam e gostam.
A esses finalistas que nao gostam, so lhes resta nao irem, ninguem é obrigado a ir.

Espero que nao cometam mais um assasíneo à nossa cultura, ja que o nosso governo ja tem feito estragos sufucientes no que toca a tradições e a culturas de diversas regiões, fechando casas e mercados tipicamente portugueses, acabando com tradições que so nos tiram identidade. Queiram ser portugueses!

A FESTA BRAVA É PORTUGUESA e nao é nenhum massacre!

Anônimo disse...

Bom! e mais uma vez vimos a ingenuidade e falta de conhecimento dos anti-touradas e protectores dos animais. COmo é certo e sabido, quando o Homem tem medo e se sente numa luta desigual acobarda-se e foge, tal e qual como faz o toiro, que, quando se sente numa luta desigual acobarda-se e foge ao toureiro. Mas nao é disso que falamos aqui. Falamos sim de uma garraiada, onde não é obrigatório haver os tais cavaleiros praticantes e grupos de forcados "universitarios" embriagados, pois se estão embriagados, e luta torna-se desigual para eles. Aqui falamos de uma brincadeira onde ninguem se magoa, nem Homem nem toiro (Garraio neste caso).
Se me vêm falar da morte do vitelo, tal como é referido por um colega em cima, nunca antes tinha assistido a tal.

E tocando no cerne da questão! QUem gosta e se quer divertir, e não a custa do sofrimento do garraio (único argumento dos anti) vai, quem não gosta que fique em casa.
Pois eu nao gosto de teatro e cinema e também nao faço nada nem uso argumentos sem o minimo fundamento para acabar com eles. Apenas Fico em casa.

Para terminar acho que vocês, anti-touradas e protectores dos animais deviam por a mão na consciências e ver aos pontos ridiculos a que chegam. Acanhem-se no vosso canto e deixem quem gosta ver. Não sejam excêntricos e extravagantes ao ponto de se ridicularizarem.

VIva aos toiros, Viva a festa brava, VIva as tradições Portuguesas, Viva a Utad e os seus finalistas.

Papararapa.. Olééééé

Anônimo disse...

"a morte do vitelo em 2006 foi um mero azar" ups aconteceu partimos o pescoço ao bicho que pena, e os outros que partiram patas ups um acidente que pena aconteceu não faz mal afinal de contas é só um animal que nem se quer sente dor, que com certeza estará a adorar esta brincadeira .... ha ha ah tão divertida que é...

quem não gosta que não vá ver, o vitelo se não gostar que se dane ele não tem escolha, afinal de contas de certeza que também se diverte isso nem se põe em causa.

Pensar em outro tipo de divertimentos mais dignos de uma academia? nã eles existem?

Eu proponho um façam o mesmo mas com um touro de 700 quilos a ver esses Homens com H grande. Aí não, alto lá, aí já vamos precisar de uns quantos espetos para esfaquear o touro, tudo em nome do divertimento claro!

E viva a cobardia e a acefalia!

Anônimo disse...

Se esses alentejanekus que para aí andam a espalhar sangue no norte quiserem combinar uma tourada à séria, arranjem 100 acéfalos, que descemos das aldeias pra rabiar!

Tradição Serrana

Anônimo disse...

Venha la o touro de 700 quilos!! Finalmente, depois de tanta porcaria e argumentos sem nexo, disse uma coisa certa. Foi preciso vir no final do comentário, mas mais vale tarde que nunca. Garanto-vos que ha maos e braços para o pegar. Aí sim, era uma garraida digna! E nao pensem que eram precisos 20 pares de braços como vos está a passar pela cabeça!

Se calhar nao sao so os alentejanos! CERTAMENTE ha por aí mais gente que gosta de tourada! Descam la os serranos que a gente faz-lhe um pega de caras!! Ou de cernelha, como preferirem!

VIVA O RIBATEJO

Anônimo disse...

Descendo ao nível mental dos defensores da garraiada:

Porque não promover então a tortura, o espancamento de mulheres e crianças, a pedofilia? Também pode ser divertido para quem está no lado bom, se for destituído de pensamento moral e empatia!

Se não gostarem, não vão.

oh por amor a um santo qualquer, tenham paciência.
Esses argumentos de não vás já estão mais do que ultrapassados.

Já a minha mãe me dizia, " a tua liberdade termina onde começa a dos outros"...

Deixem de ser atrasado e observem o mundo a vossa volta.
A idiotice cronica já tem cura amigos.

Abraço

Anônimo disse...

Há alguma coisa contra os alentejanecos?

Anônimo disse...

Oh meu amigo, se queres ser sinico, tudo bem! Acho que nao tem nada a ver uma coisa com outra. Por amor de Deus. Como ja referi num comentario acima (faça o favor de ler) a garraiada academica da utad nao fere animal nenhum! Deixem de ser fundamentalistas! Se querem ser defensores dos animais, pensem sim nos caes abandonados, nos caes todo o dia fechados num apartamento, nos animais exoticos clandestinos que por aí ha sem condiçoes nenhumas, nas lutas de caes, e deixem uma tradiçao continuar a ser tradiçao! Nao queiram perder a nossa identidade, ja que para o nosso governo que tanta coisa de boa tem feito, quer.(tou a ser irónico, para aqueles que nao entendam ou nao queiram entender) Deixem os fundamentalismos e as parvoices, façam-se homens e mulheres!

Anônimo disse...

Se a idiotice crónica ja tem cura, ve la se arranjas sitio pa ta curarem! Deixem as tradiçao continuarem a ser tradiçao!!!

VIVA A FESTA BRAVA

Manel

Anônimo disse...

hahahahahha haha desculpem-me mas o que se está a passar aqui é cómico demais haha haha... xI ... valha-me o sentido de humor que ainda consigo ter para achar piada a isto...

Infelizmente ainda é dificil para muita gente perceber determinados conceitos como, por exemplo, EVOLUÇÃO que faz parte não do "Homem" (expressão arcaica) mas sim da Humanidade.

Sim, a humanidade tem evoluído mentalmente e também nas suas práticas, que passam pela forma como nos relacionamos uns com os outros e também com os animais.
E a percepção que alguem tem deste todo, que inclui também a nossa relação e percepção que temos dos animais diz muito sobre uma pessoa... ou parou no tempo ou fez parte deste processo evolutivo...

Tenho dito.

hahaha agora continuem hahaaaa :X

Anônimo disse...

E ca está a falta de inteligência! Não é Evolução é tradição! Apoiem esta causa nobre! Viva à fesa brava!

Anônimo disse...

É assim que se vê o à vontade e a razao desta "associaçao" Nem aceitam comentários verdadeiros com medo de perderem possiveis votos!!!

Anônimo disse...

Gostava de saber o que é rabiar já agora! Se alguem me pudesse explicar xD

Anônimo disse...

Lá está... Falam sempre em evoluçao. Ja repararam se evoluissemos em tudo, nao havia uma porcaria de uma tradiçao?? SIM, TOUROS E FESTA BRAVA É TRADIÇAO PORTUGUESA!!! Mais uma vez, NAO QUEIRAM PERDER A NOSSA IDENTIDADE. Nao passa so pela festa brava, mas tambem!!!

Artemisa disse...

Eu sou completamente de acordo com fim da garraiada... e não venham com as desculpas das tradições pois isso já não pega nos dias de hoje... mta coisa que é tradição que é contra os direitos do ser humano e dos animais... pois é meus amigos, não somos só nós que temos sentimentos os outros animais tb os têm! Mas infelizmente, em pleno século XXI não conseguem perceber, ou se quer tentar perceber...
Só vejo com certos comentários aqui expostos, que ainda há muita coisa a mudar neste mundo- as mentalidades!! Muita coisa está mal neste mundo, não é só pelo trabalho dos governos, mas tb das mentalidades das pessoas que cá habitam!!
Cumprimentos

Anônimo disse...

ja agora deixem as pessoas exprimirem se livremente nao bloqueiem os coments. o direito a expressao e um direito Humano

MUTAD disse...

"ja agora deixem as pessoas exprimirem se livremente nao bloqueiem os coments. o direito a expressao e um direito Humano"

A liberdade de expressão é um direito mas a Educação é um dever.
E temos os comments em moderação exactamente por esse motivo, porque os insultos não são aqui permitidos.

Ofensas pessoais, ou ameaças serão automaticamente rejeitadas.

Moderem as vossas línguas e sejam educados. A discussão é importante mas não é necessário baixar o nível.

Se a situação se mantiver, seremos obrigados a deixar de aceitar comments anónimos, obrigando assim a que as pessoas se identifiquem e se responsabilizem pelos comentarios.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=EzQ_NBV5Z4g

como aqui já o disseram : as imagens valem mais que mil palavras

e uma coisa é certa, quem se ridiculariza aqui, sao as "pessoas" ( se assim se pudera chamar ) que fazem esses comentarios dos "viva as touradas" e etc.
O video mostra uma pequena cena do que voces deviam exprimentar para ver se conseguem perceber um pouco mais da chamada "igualdade".

espero que vos ajude, se assim nao o conseguir, temos pena amigos :)

Anônimo disse...

A garraiada académica em Vila Real é uma tradição sim, como em muitas outras cidades do país... Por essa ordem de ideias com o decorrer dos anos muita coisa vai acabar, porque tambem não devem faltar pessoas que acham quim barreiros o degredo, ou que não acham piada nenhuma à serenata, e a missa da benção das pastas a maior seca de sempre... Se querem falar de direitos dos animais, muito bem lembrem-se dos cães que vêm todos os dias em vila real abanñdonados e que se calhar ninguem s preocupa com eles... deixem de ser inflexiveis, quem não quer ir não vai, tá na consciencia de cada um... E sim é uma tradição que se devia manter, nem que seja pelos alentejanos e ribatejanos que aqui estudam, e que vêm a garraida como uma coisa familiar!!! E se acham isso mal, então digam à vontade que nós fomos educados a maltratar os animas... que coincidencia muitos de nós até estamos em veterinaria, por isso se calhar não somos tão inconscientes assim...

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=jXSdpG2NHFM

http://www.youtube.com/watch?v=iskC_eWOQHE

Já que falam tanto na luta desigual metam os olhos nestes dois filmes e vejam como a festa brava não é só a luta desigual entre Homem e touro em que o Homem ganha sempre. Vejam também os espirito de camaradagem entre os amantes da festa brava, coisa que em outras situações raramente se encontram.

Gonçalo (Alentejano)

Irina Castro disse...

"Se querem falar de direitos dos animais, muito bem lembrem-se dos cães que vêm todos os dias em vila real abandonados e que se calhar ninguem s preocupa com eles..."

Pois bem caro colega, não sei se tens noção de que o que dizes está completamente desenquadrado.
A problemática dos cães abandonados preocupa-nos tanto como a garraida. E é por isso que muitos de nós (apesar de não sermos de Veterinária) somos voluntários em associações de Animais.

Eu por exemplo, fui voluntária durante 4 anos na AANIFEIRA em Santa Maria da Feira e sou FAT de muitos outros.
Mas a questão dos animais abandonados não é uma questão que se possa decidir em RGA, nem é uma questão que esteja directamente ligada com a UTAD.

Mas concordo plenamente contigo no ponto em que esse assunto deveria ser mais frequentemente abordado e debatido.

Quanto em vila real ninguém se preocupar estás muito enganado.
Pelo que entendi es de Veterinário então de certeza que conheces a APAVR.
Colaboras com eles? es lá voluntário?


Faleis de boca cheia na vossa tradição. De que quem não quer, não vai, ou não vê.

Mas a questão do ver quem quer não anula o que lá se passa.

E caso não saiba, a maior tradição do homem é evoluir.

Quanto a sua frase:

"E se acham isso mal, então digam à vontade que nós fomos educados a maltratar os animas... que coincidencia muitos de nós até estamos em veterinaria, por isso se calhar não somos tão inconscientes assim..."

Ser veterinário não significa gostar de animais, e como veterinário deveria saber disso.
Está realidade é infeliz, mas recorrente.
E falo com certeza, pois venho de uma família e amigos maioritariamente Veterinários.

Abraço

Irina Castro

Artemisa disse...

E mais uma vez a desculpa da tradição? Certas tradições sao descabidas... claro que temos que preservar certas tradições, mas as tradições saudaveis... nao podem comparar uma serenata, e a missa da benção das pastas a uma garraiada, sendo esta pura e simplesmente um animal a ser maltratado para divertimento do ser humano...
Não percebo o gozo das pessoas de verem um animal ser maltratado ou de cometer actos tão estupidos!

omegalfa disse...

"Por essa ordem de ideias com o decorrer dos anos muita coisa vai acabar, porque tambem não devem faltar pessoas que acham quim barreiros o degredo, ou que não acham piada nenhuma à serenata, e a missa da benção das pastas a maior seca de sempre..."

Sim, mas as pessoas que por vontade própria assistem a esses eventos, não estão a fazer mal nenhum ao Quim Barreiros nem às pastas... são actividades que não prejudicam ninguém a não ser o espectador por livre arbítrio que decidiu participar mesmo não gostando.

Livre arbítrio, é a palavra; Se quisermos assistir a garraiada é connosco é verdade, mas o garraio que é a vitima não tem essa hipótese, e mesmo que queira fugir a luta, creio que esta cercado e dominado por imposição dos presentes.

Anônimo disse...

A Mesa da Tortura é q rula...

Tomas Basto

Anônimo disse...

Ora bem, está-me a parecer que se está a exagerar ligeiramente a real fatalidade do assunto em questão.

Não há dúvidas em relação à polémica que gira à volta de todo o tipo de tradições relacionadas com touradas, garraiadas e afins...os argumentos são sempre os mesmos, por um lado a tradição portuguesa, por outro o sofrimento do animal.
Em primeiro lugar, incontestavelmente, nestas actividades há sofrimento do touro/garraio. Em relação à quantidade de dor que lhe é infligida, é ainda um assunto não muito claro, tendo em conta a musculatura do animal em questão. No entanto, é por esse mesmo motivo que não se permite que se realizem garraiadas académicas onde inexperientes possivelmente bêbedos possam espetar ferros no touro, nem farpas nem nada do género. Fala-se de uma tradição académica onde o garraio pode sair tão ou até menos ferido do que as pessoas que o enfrentam. Podem contestar muita coisa, mas neste caso estamos a falar de um animal que tem melhores condições de vida do que qualquer outro durante todo o ano para andar na garraiada uma vez e voltar aos seus mimos habituais.

Extremismos não, há que ter noção do que estão a tentar abolir ou defender.

Anônimo disse...

http://garraiadadelisboa.jimdo.com/

Vejam aqui as grandes Universidades e as grandes associações académicas. Por é que nunca passamos da sepa torta.

Unknown disse...

Os meus parabéns à Irina e a todos os que contribuíram para acabar com a violência das garraiadas.
Só as tradições benéficas e eticamente correctas se devem manter. Se assim não fosse, ainda hoje teríamos a escravatura, as execuções públicas e o circo romano. Infelizmente, não conseguimos acabar com todos os vestígios destas «tradições» imorais: ainda nem todos os seres, humanos e não humanos, são livres; ainda existe pena de morte em muitos países; ainda existem touradas e circos com animais. Mas é com atitudes corajosas como as vossas que podemos construir um mundo melhor e mais perfeito.
Muito obrigada!
Teresa Dias

 
Free counter and web stats subir