quarta-feira, 10 de junho de 2009

MedVet | A saga continua


A situação de muitos dos alunos de MedVet continua insustentável. A carga horária a que foram sujeitos o semestre passado parecia este semestre ter sido um problema resolvido, mas não foi.

Os anos de transição são sempre muito complicados, e exige de ambas as partes (alunos e professores) um esforço extra. No entanto este esforço parece unidireccional e está a atingir proporções insustentadas para os alunos.

Apesar de muitos terem menos unidades curriculares este semestre do que no semestre passado (Exemplo. 11 no primeiro e 9 no segundo) o trabalho parece nunca diminuir para estes alunos.

A grande novidade deste semestre são as aulas extras, que têm sobrecarregado os estudantes.

Do mesmo modo surgem agora as frequências a hora de almoço, é verdade que se tratou de um caso pontual, mas este caso pontual abriu precedentes que esperamos que não vire moda.

É óbvio que quem não quer ter a frequência a hora de almoço pode sempre não ir, mas as solução de Veterinária tem de deixar de passar pela solução dos problemas com ausências/desistências, e passar para soluções concretas e validas em comum acordo entre professores e alunos.

Um ultimo reparo que não podemos deixar de fazer são os apontamentos pelos quais os alunos estudam. Muitos desses apontamentos mais parecem um índice de um livro. É certo que Bolonha se sustenta no principio do auto-estudo, mas estará esta situação adaptada as exigências de uma Medicina? A resposta a esta questão não deve partir de nós, mas sim daqueles que adequaram o curso ao processo de Bolonha.

Os casos serão levados a Concelho Pedagógico e ao Provedor de Estudante, os alunos de Veterinária merecem respostas concretas, soluções viáveis. A incerteza do seu futuro não pode mais ser levada na escuridão e deve se abrir o caso a toda a academia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Conselho escreve-se com "s".
Cumprimentos,
A.

Irina Castro disse...

Caro A.(Anônimo), tienes rezon. Pedimos çculpa por l erro.

 
Free counter and web stats subir