Durante os dois dias, foram focados e discutidos vários assuntos ligados às necessidades dos alunos do ensino superior universitário e politécnic.
Seis moções foram aprovadas, respeitantes a diversos assuntos, sendo de destacar a moção para a acção social escolar. Os Dirigentes associativos de todo o país querem que o Governo altere a fórmula de atribuição das bolsas de estudo.
“Consideramos que o modelo actual de atribuição de bolsas não se adequa à realidade das dificuldades que os estudantes enfrentam nos dias de hoje, criando graves desigualdades entre aqueles que beneficiam de acção social, daqueles que por uma margem mínima ficam de fora do sistema de acção social escolar”, sublinhou Luís de Matos, presidente da AAUTAD.
Outra das moções aprovadas foi relativa ao Orçamento de Estado. Os dirigentes associativos representados no ENDA exigem “o reforço efectivo do financiamento do Ensino Superior universitário e politécnico que garanta que todas as instituições consigam a estabilidade financeira necessária para o bom funcionamento do Ensino Superior”.
Foram ainda aprovadas moções relativas ao regime de tempo parcial, ao empreendedorismo, ao regime de prescrições e estatuto de trabalhador estudante.
Dentro em breve, neste site, serão disponibilizados todos os documentos aprovados em sede do ENDA Minho.
in AAUTAD
Nenhum comentário:
Postar um comentário