terça-feira, 6 de outubro de 2009

Reflexão feminista sobre a Educação

O peso social que os estereótipos do feminino e do masculino e a linguagem sexista têm na formação da personalidade das raparigas e dos rapazes faz da educação um lugar privilegiado para o combate às desigualdades de género. É na escola que se inicia o combate à linguagem sexista e a uma ordem simbólica desigual para mulheres e homens.

Apesar das alterações registadas e dos avanços no que respeita à sua democratização, a Escola portuguesa continua a reproduzir, de forma complexa e paradoxal, as hierarquias de poder.
As jovens, que apresentam taxas de sucesso escolar mais elevados que os seus pares masculinos, continuam, no entanto a fazer as escolhas dos cursos com base no género.
A educação afigura-se como um meio fundamental para desconstruir e combater os estereótipos, ao nível dos papéis de género, o que passa pela formação incial e contínua de professoras(es) , educadoras(es), pela escolha de conteúdos programáticos e curriculares que fomentem a paridade em áreas diversas como a literatura, a ciência, a arte, entre outras, combatendo as escolhas de cursos e a orientação profissional estereotipadas.
A educação para igualdade e paridade, é basilar desde o jardim-se-infância, ao nível das brincadeiras dos papéis de liderança, das dinâmicas e jogos, até aos mais altos níveis do ensino superior.
Alguns currículos e manuais escolares continuam a reproduzir as relações de poder, genderizadas, de classe, étnicas e heteronormativas, invisibilizam as mulheres e outros grupos sociais dominados, bem como as suas acções na História e os seus contributos para a elaboração do conhecimento.
É também pela linguagem e na linguagem que se faz a descriminação sexista, homofóbica, classista e racista. Os discursos representam interesses políticos e encontram-se em lutas por estatutos e poder, sendo que a utilização do masculino como universal neutro universal leva à subalternização das jovens.

MANIFESTO FEMINISTA - UMAR

2 comentários:

alfaomega disse...

Esta é uma raíz dificil de arrancar... É preciso muita luta e tempo... A partir de... ontem!

Artemisa disse...

E ainda dizem q as mulheres nao precisam de lutar mais pelos seus direitos.... Infelizmente ainda temos mts obstaculos pela frente!!

 
Free counter and web stats subir