terça-feira, 6 de outubro de 2009

O que a AAUTAD se esqueceu de dizer...


Nos dias 29, 30 e 31 de Maio de 2009 a AAUTAD esteve presente numa reunião do ENDA (Encontro Nacional de Dirigentes Associativos) tal como anunciou a 30 de Maio no seu site (ver aqui o anuncio).

Nessa altura "esqueceu-se" foi de publicar as decisões tomadas no mesmo. Sendo que a 3 de Julho de 2009 o MUTAD, informou a comunidade estudantil da UTAD sobre as mesmas, tendo como fonte de informação o Canal UP (ver aqui).

Entre as decisões tinha ficado decidida, por maioria, uma MANIFESTAÇÃO para Outubro associada a uma campanha de informação a nível nacional, denunciando os problemas do Ensino Superior. As linhas gerais deste protesto ficaram para ser definidas no ENDA de Setembro.

Ora esse ENDA aconteceu no fim de semana de 12 e 13 de Setembro, apesar de a AAUTAD só ter anunciado a sua presença a 18 de Setembro (Sexta-feira seguinte) (ver aqui anuncio).

Mas mais grave é a informação que a AAUTAD se "esqueceu" de fornecer:

O Cancelamento da Manifestação.

Sendo que as desculpas não podiam ser mais "esfarrapadas":

"O calendário eleitoral e as várias recepções ao caloiro levaram os dirigentes associativos a cancelar a manifestação agendada para Outubro, que pretendia alertar a sociedade para os problemas que afectam o Ensino Superior. A decisão foi tomada este fim-de-semana no Encontro Nacional de Direcções Associativas, em Setúbal."
"A proximidade da ida às urnas e o início do ano lectivo estão na base da decisão final. Luís Semedo, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Empresariais, do Instituto Politécnico de Setúbal (a entidade organizadora) lembra que as medidas recentemente aprovadas pelo Governo não tiveram qualquer peso.
Na verdade, de acordo com o dirigente, os estudantes consideram que as medidas “não foram suficientes” e que foram tomadas “tarde demais”, salienta. O tema ficou, portanto, adiado para a agenda de trabalhos do terceiro ENDA." (Fonte: Universidade da Madeira)

Cada vez mais se comprova que as Associações de Estudantes do Ensino Superior vestem camisolas politicas e não a dos Alun@s Universitári@s.

É urgente uma mobilização dos estudantes universitários contra as medidas tomadas pelo anterior governo maioritário PS/Sócrates e a perpetuação das mesmas neste novo governo ainda que em minoria.

O Terceiro ENDA fica marcado para Dezembro na Universidade do Minho

4 comentários:

alfaomega disse...

Pá! Porra!! Andamos a brincar?!?!?!

Esta situação passa os limites do ridículo... Quanto tempo mais vamos ficar assim??

Anônimo disse...

pois... é só mesmo as associações de estudantes que têm cores partidárias... quem tem telhados de vidro não atira pedras! o Mutad e quem o faz está claramente ligado ao Bloco de Esquerda... não é que não o possam estar, mas simplesmente quando quiserem implicar, tentem arranjar motivos pelos quais vocês também não possam ser acusados...

MUTAD disse...

Em primeiro lugar queríamos deixar claro que o MUTAD, independentemente das orientações politicas de alguns dos seus membros e colaboradores, é um movimento apartidário que apenas não aceita a apatia generalizada e que não aceita a elitização do ensino superior e do seu acesso.
As orientações politicas dos seus membros apenas se referem a eles mesmo e não ao MUTAD.

Em segundo lugar, a ligação de muitas associações de estudantes aos partidos é conhecida publicamente. O MUTAD não repudia esta ligação, repudia sim que esta sirva como justificação para atrasar a luta dos estudantes pelos seus direitos.

Por ultimo lugar, gostaríamos que os comentários anónimos fossem assinados pelos autores.
E relembramos que os autores dos comentários são inteiramente responsáveis pelo seu conteúdo. Não tendo o MUTAD qualquer ligação com o conteúdo dos mesmos.

Cumprimentos académicos

MUTAD - Mutatis Mutandis

Artemisa disse...

Este blog é para alertar dos problemas q existem na nossa sociedade, para nao deixar as pessoas na ignorância e lutar pelos seus diretos e mesmo assim... Gostam de criticar! As pessoas n precisam de seguir um partido para manifestar o seu descontentamento e lutar pelos seus direitos!!
E que cada vez q as associações estão mais ligadas aos partidos é, completamente, verdade!! Mtas xs pq lhes convem! Nao fazer mtas ondas para dps, mais tarde, seguir uma carreira politica! Nao estou a falar no geral, mas infelizmente, muita gente so está nas associações para ficar bem no currículo e nao por lutar pelos direitos dos alunos da respectiva instituiçao.

Parabéns, mais uma vez, pelo vosso blog! :D

 
Free counter and web stats subir