quarta-feira, 14 de abril de 2010

Bologna Burns

"Nós não temos nada para celebrar" dizem 10 mil estudantes acerca da conferência comemorativa do décimo aniversário do Processo de Bolonha, que contou com a presença de vários ministros da Educação/Ciência em Viena.

Uma manifestação, numerosos bloqueios de estrada e uma conferência alternativa àquela oficial, que contou com a participação de vários sindicatos de professores, investigadores científicos e diversas Associações Nacionais de estudantes, foram as medidas que os estudantes encontram para expressar o seu descontentamento.

A conferência ministerial teve lugar em Budapeste e em Viena entre os dias 11 e 12 de Março, e foi concebida basicamente como uma cerimónia comemorativa dos 46 países pertencentes ao Processo de Bolonha e os seus homólogos. Porem à chegada a Viena de Budapeste, os ministros deparam-se com os diversos bloqueios provocados pelos estudantes.

"Nós queremos que os responsáveis pelo processo de Bolonha compreendam a nossa situação e percebam a degradação das universidades europeias" explicou Georg, membro do grupo "Bologna Burns" que mobilizou estudantes de todas as partes da Europa durante os últimos meses.

Com uma actividade extremamente intensa, os protestos estudantis estenderam-se por toda a Áustria, principalmente contra as propinas e o acesso limitado aos cursos sobrecarregados de estudantes! Desde o fim de 2009, equipas de estudantes Austríacos viajam de campus em campus em toda a Europa, de norte a sul, de este a oeste, divulgando a sua causa. Mais de 2000 estudantes internacionais juntaram-se á causa e foram até Viena "fazer Bolonha passar á história".

"Bologna Burns" é uma organização estudantil com características muito especiais: sem líderes ou hierarquia é um exemplo vivo da acção democrática a nível internacional, que tenta criar um movimento estudantil crítico, com o apoio e aplauso de diversos grupos por toda a Europa.
Enquanto a organização fala de 10.000 a 12.000 participantes nas manifestações de quinta-feira, as autoridades austríacas apontam um número que ronda os 3200 participantes. Professores, sindicalistas e investigadores científicos estiveram presentes demonstrando o seu apoio aos estudantes.
A rejeição de um diálogo aberto, a limitação das vagas universitárias e a comercialização do ensino superior assim como as propinas são os pontos em que as associações estudantis de toda a Europa apontam como sendo os responsáveis por todo o descontentamento. Mas aquilo que os estudantes europeus criticam mais do que todos os outros pontos, são os diversos cortes que se têm assistido nos últimos tempos no Ensino Superior, defendendo a educação como um bem público e uma obrigação do estado.
Tirando pequenos conflitos com a policia e com os responsáveis pela segurança da conferência os protestos foram pacíficos e os bloqueios na sua maioria terminaram sem incidentes.
Na sequência da conferência ministerial, o grupo "Bologna Burns" organizou uma conferência alternativa na Universidade de Viena contando com a participação de sindicalistas assim como personalidades na área da educação de toda a Europa, onde discutiram as reformas de uma forma calma e pacífica. Diversos workshops foram organizados onde diversas matérias foram discutidas.
No entanto, até o comissário Europeu para a educação Vacilou expressou a sua simpatia e compreensão pelos protestos dos estudantes."Bolonha é feito para os estudantes. Assim devemos ter em consideração os seus protestos e incluir os seus pensamentos acerca da reforma".


The author is junior editor,João Luis Antunes da Silva of ESNA - Higher Education News Agency based in Berlin,www.esna.tv


Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats subir