Mais informações:
Inglês: http://bolognaburnsmadridenglish.wordpress.com
Espanhol: http://bolognaburnsmadrid.wordpress.com
[+/-] |
Contra-cimeira dos Ministros da Educação |
[+/-] |
Sócrates reafirma na UTAD que Ciência e Ensino Superiror são prioridade para o governo |
Por Paula Alves Silva in Canal UP
[+/-] |
MARIANO GAGO E JOSÉ SÓCRATES RECEBIDOS COM UM PROTESTO NA UTAD |
Amanhã é dia de comemoração na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), mas é também dia de protesto. No dia em que se festeja o Dia da Universidade, o primeiro-ministro e o Ministro do Ensino Superior vão ter frases de protesto à sua espera. A manifestação é promovida pelo Movimento Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (MUTAD). Nem todos concordam com o timing do protesto. | |
Estão agendadas cerimónias de homenagem, de lançamento da primeira pedra de novos edifícios, actuações e entrega de prémios. Uma lista de comemorações programadas para um dia que é de festejos para a UTAD. O MUTAD resolveu lembrar que o dia de festa será simultaneamente um dia de manifestação, de protesto contra o actual estado do Ensino Superior. “Para além da presença do primeiro-ministro, há outras iniciativas que merecem o nosso respeito”, frisa, acrescentando que o protesto deveria ter-se realizado no Dia do Estudante ou após o Dia da Universidade. Realizar o protesto amanhã “é dividir os alunos” e impedi-los de estar em ambos os eventos, considera João Almeida, caracterizando a acção do MUTAD de “clima contra cimeira”. Por Paula Alves Silva in Canal UP |
[+/-] |
MUTAD prepara manifestação na recepção a José Sócrates |
Um grupo de estudantes denominado por Movimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (MUTAD), têm agendado para esta terça-feira, uma manifestação na visita do primeiro-ministro José Sócrates e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago ao Campus universitário.
A cerimónia do lançamento da “primeira pedra” de um novo edifício da UTAD ficará marcada por uma eventual presença de estudantes que dizem “estar de luto” pelo ensino superior. Na opinião de alguns membros do MUTAD, o “processo de Bolonha, a asfixia democrática com o RJIES, as propinas” são alguns dos factores que condicionam o ensino superior, condicionando o ensino universitário que "deveria ser tendencialmente gratuito para todos”.
Porém, estes estudantes reivindicam melhores condições de ensino, justificando que o “drástico corte dos financiamentos das universidades levou à diminuição da qualidade de ensino, da redução do número de docentes, falta de equipamentos dos laboratórios e no aumento de alunos por turmas”.
Segundo apurou o NVR, estarão confirmadas no mínimo três dezenas de alunos na manifestação, marcada paras as 14 e 30, no Jardim das Pedrinhas da universidade. O MUTAD adiantou que o “dia não é propício para manifestações pois coincide com as férias da Páscoa”, mesmo assim, acreditam que número de interessados poderá aumentar, visto que têm recebido “algum feedback” nos últimos dias.
Henrique Daniel Silva
Noticias Vila Real
[+/-] |
Eleição do Núcleo de Estudantes do NESS |
Decorreram, durante o dia 23 de Março de 2010, as eleições para o Núcleo de Estudantes de Serviço Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (NESS) da qual se sagrou vencedora a Lista B, de entre as duas listas candidatas, com cerca de 70% dos votos.
[+/-] |
Homens da Luta com estudantes em Évora |
[+/-] |
Estudantes do Ensino Superior marcham em Lisboa |
[+/-] |
Um outro Ensino Superior |
Durante todo este tempo a UTAD conseguiu, fundamentalmente graças aos esforços dos corpos docente, discente, de funcionários e investigadores afirmar-se no panorama do ensino superior do nosso país.
Foi um percurso eivado de dificuldades criadas pela ausência de uma política séria de investimento no desenvolvimento da Universidade por parte dos sucessivos governos e que levaram à degradação das infra-estruturas, à falta de equipamentos e de outros meios de apoio ao ensino e investigação. Todavia, com o nosso esforço colectivo conseguimos superar alguns destes problemas.
Espera-se, no dia do aniversário, que a UTAD seja visitada pelo Eng. Sócrates e pelo Prof. Gago para, numa bem montada - e protegida pelas férias da Páscoa - acção de propaganda para aniversariante ver, procederem ao lançamento da “primeira pedra” de um novo edifício para laboratórios. O governo espera fazer-nos esquecer as condições deploráveis em que funcionam a maior parte das aulas, a falta de consumíveis, a falta de material de higiene e conforto porque o orçamento destinado ao funcionamento do Ensino Superior tem sempre sido encarado como parente pobre se compararmos, por exemplo, com o orçamento da defesa.
Mas a ausência de uma aposta firme no Ensino Superior pode também aferir-se pela restrição das condições de acesso a muitos potenciais alunos que por causas estritamente económicas se vêm afastados. A Acção Social Escolar não tem conseguido responder ao agravamento das condições de vida da sociedade em geral – isto é à maior dificuldade das famílias em apoiar os seus filhos na frequência do ensino superior – limitando-se, na esmagadora maioria dos casos, em conceder apenas a bolsa mínima.
O RJIES, o processo de Bolonha, a imposição de propinas, a redução dos fundos para o ensino superior demonstram que este governo faz da promessa de aposta na requalificação das pessoas pouco mais que “letra morta”.
O MUTAD – Movimento Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro convida tod@s @s estudantes universitários a participarem numa Acção de Protesto às 11h30 junto a construção do novo Bloco de Laboratórios, e às 14h30 no Jardim do Pedrinhas para um Encontro de Estudantes da UTAD.
[+/-] |
Petição pela Suspensão do Regime de Prescrições |
Duas horas depois do ultimo post do MUTAD, a AAUTAD, anuncia que está a recolher as assinaturas para a petição, que será entregue amanhã na Assembleia da Republica.
Mais vale tarde do que nunca. Agora é assinar, são necessárias 4 mil assinaturas!
[+/-] |
Prescrições para Quê? Bolsas para Quando? |
Pelo acesso universal ao Ensino Superior, reformulem o cálculo de bolsa, no sentido de não serem contabilizados os subsídios de férias e de Natal no rendimento anual do agregado familiar!
Exigimos mais financiamento para o Ensino Superior!
Pelo o aumento do número de bolsas e do seu valor!
Por um Ensino Superior mais justo para todos!
A Associação Académica da Universidade do Algarve em conjunto com outras Associações Académicas de todo o País irá assinalar o Dia Nacional do Estudante (24 de Março) com a entrega de uma Petição em Assembleia da República pela Suspensão do Regime de Prescrições. Os últimos anos lectivos foram marcados pela instabilidade no seio das instituições de Ensino Superior devido a causas externas: primeiramente pela implementação e transição impostas pelo Processo de Bolonha, depois pela reforma interna das instituições no cumprimento do RJIES – Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (lei nº. 62/2007, de 10 de Setembro) e, com consequências mais graves no último para os estudantes do ensino superior politécnico no ano anterior, pelas greves de docentes. Estes momentos criaram situações da anormalidade na docência, quer em contexto lectivo quer em contexto de avaliação; a aplicação das consequências dos (diferentes) regimes de prescrições nas Instituições de Ensino Superior Público vai aumentar exponencialmente o nível de conflitualidade nos Politécnicos e nas Universidades públicas.
Canal UP
ESTUDANTES APRESENTAM PETIÇÃO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NO DIA DO ESTUDANTE |
Pela suspensão da lei do regime de prescrições, os dirigentes das Associações Académicas nacionais vão elaborar uma petição. O documento será entregue na Assembleia da República a 24 de Março, data em que se assinala o Dia do Estudante. A decisão saiu do Encontro Nacional de Académicas (ENA), realizado em Aveiro. |
São necessárias quatro mil assinaturas. Mas o número não assusta os dirigentes. “Se fizermos um bom trabalho, pelas instituições, nas cantinas, por exemplo, conseguimos reunir as assinaturas e até conseguir mais”, acredita Ricardo Morgado, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), um dos subscritores da petição. O documento, que exige a suspensão da lei do regime de prescrições por dois anos, vai ser entregue pelas Associações Académicas, presentes no Encontro Nacional de Académicas, na Assembleia da República, a 24 de Março. A acção dos dirigentes associativos vai marcar desta forma o Dia do Estudante. Esta não é a primeira iniciativa levada a cabo pelos presidentes, a fim de alterar o actual regime de prescrições. Em Janeiro do ano corrente, a Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) havia já enviado uma moção ao Ministério do Ensino Superior. Igual atitude tomou a FAP ao enviar um documento para a Reitoria da Universidade do Porto. “Temos um papel interno a fazer, que começou com a moção enviada ao Reitor”, sustenta Ricardo Morgado. Mas o estudante lembra: “Paralelamente, há um caminho nacional que tem de ser percorrido e que não se pode ficar pela moção realizada pela FNAEESP”. De acordo com o dirigente da FAP a petição que será apresentada resulta da “necessidade de apelar a uma união entre dirigentes para continuar o trabalho”. “O regime de prescrições vai marcar a agenda das associações académicas nacionais em 2010. Aliás, já está a marcar”, reforça Ricardo Morgado. Flexibilização do regime na Universidade do Porto Após as reuniões entre o reitor Marques dos Santos e a Federação Académica do Porto, a instituição portuense publicou um despacho onde foram incluídas cláusulas de excepção, que o anterior regime não contemplava. Esse mesmo documento clarifica algumas das questões que suscitavam dúvidas. A FAP exigia a inclusão de cinco novas cláusulas de excepção - estudantes com necessidades educativas especiais, situações de nojo (morte de parentes), doença grave devidamente fundamentada, maternidade e estudantes com funções associativas. Dessas, a Reitoria deu sinal verde a duas - alunos portadores de deficiência grave e situação de maternidade. “É um passo muito bom”, considera Ricardo Morgado. ENA: Outros assuntos… Ainda no Encontro Nacional de Académicas, realizado no passado dia 8, na Universidade de Aveiro, os dirigentes colocaram o Orçamento de Estado e a Acção Social sobre a mesa, mas sem que fossem tomadas quaisquer posições relativas a estes pontos. Neste ENA ficou decidido que o próximo Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) realizar-se-á entre os dias 9 e 11 de Abril, na Universidade do Algarve. No Encontro Nacional de Académicas estiveram presentes as seguintes associações: FAP, Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico e as Associações Académicas de Aveiro, Coimbra, Algarve, Nova de Lisboa, Trás-os-Montes e Beira Interior. |
[+/-] |
Um outro Ensino Superior para a UTAD e para Portugal! |
[+/-] |
Manifestação Bolseiros 11 de Março |
Será o primeiro dia de discussão e votação do Orçamento de Estado, momento indicado para manifestar o nosso descontentamento publicamente pela falta de progresso no combate às "falsas bolsas", à falta de segurança social justa, isto é, à passagem de um novo Estatuto de Bolseiro.
Haverá um transporte que virá do Norte para trazer os bolseiros que desejam participar. Contactem o vosso núcleo local da ABIC (em Aveiro, Porto e Minho) ou escrevam para geral@abic-online.org Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .
O sucesso desta iniciativa depende de todos nós. Contribuam para a mobilização de colegas para este evento. Um expressiva expressão de vontade pode ter uma influência nos grupos parlamentares, se não durante a discussão do OE, então mais tarde durante o trabalho da AR que se seguirá. Existem cartazes que podem ser colocados nos vossos locais de trabalho. Podem descarregá-los aqui.
[+/-] |
Convocatória para o Conselho Académico da AAUTAD |
[+/-] |
Continuação dos trabalhos da RGA de 25 Fevereiro |
Após a suspensão dos trabalhos iniciados na Reunião Geral de Alunos de 25 de Fevereiro, a Mesa de Assembleia Geral (MAG), vem por este meio informar todos os membros, que a sessão de continuação irá ser efectuada no dia 4 de Março pelas 21 horas na Aula Magna, com a mesma ordem de trabalhos.
Vila Real, 26 de Fevereiro de 2010
Plano de Actividades 2010(Provisório sugueito a aprovação em Assembleia Geral)
Plano de Orçamento AAUTAD 2010(Provisório sugueito a aprovação em Assembleia Geral)
[+/-] |
Sessão de Esclarecimentos| Praxe em Chaves |
No âmbito da noticia vinda a público no Jornal Correio da Manhã na sexta-feira passada, o Conselho de Veteranos em colaboração com alunos, Professores e AAUTAD – Pólo de Chaves, pretende após curta reflexão dar a conhecer a todos os interessados a real situação académica vivida em Chaves.
Tendo em conta que o bom-nome da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em geral e o do Pólo de Chaves em particular foi posto em causa, urge agora identificar os responsáveis e colocar a descoberto toda a verdade acerca deste assunto.
Quase de imediato a reacção à notícia fez-se sentir de forma voluntária por alunos e Ex-alunos em geral, funcionários, docentes e colaboradores. Todos quiseram associaram-se de forma solidária aos visados e pretendem dar a cara pela instituição, em nome das boas práticas e da forma elevada com que a Praxe Académica tem sido conduzida em Chaves.
Assim, e porque temos todo o interesse em esclarecer o maior número possível de interessados, vimos pelo presente solicitar a vossa participação na SESSÃO DE ESCLARECIMENTO marcada para amanhã terça-feira, dia 2 de Março, na Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves pelas 21.00h.
Todos juntos pela UTAD contra a injúria e cobardia de que estamos a ser alvo!
Saudações Académicas.