terça-feira, 23 de março de 2010

Um outro Ensino Superior



No próximo dia 30 de Março celebra-se o 24º aniversário desta nossa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi sem dúvida um investimento importante para o desenvolvimento desta região que, ao longo de muitos anos, foi votada ao abandono pelo poder centralista de Lisboa.

Durante todo este tempo a UTAD conseguiu, fundamentalmente graças aos esforços dos corpos docente, discente, de funcionários e investigadores afirmar-se no panorama do ensino superior do nosso país.

Foi um percurso eivado de dificuldades criadas pela ausência de uma política séria de investimento no desenvolvimento da Universidade por parte dos sucessivos governos e que levaram à degradação das infra-estruturas, à falta de equipamentos e de outros meios de apoio ao ensino e investigação. Todavia, com o nosso esforço colectivo conseguimos superar alguns destes problemas.

Espera-se, no dia do aniversário, que a UTAD seja visitada pelo Eng. Sócrates e pelo Prof. Gago para, numa bem montada - e protegida pelas férias da Páscoa - acção de propaganda para aniversariante ver, procederem ao lançamento da “primeira pedra” de um novo edifício para laboratórios. O governo espera fazer-nos esquecer as condições deploráveis em que funcionam a maior parte das aulas, a falta de consumíveis, a falta de material de higiene e conforto porque o orçamento destinado ao funcionamento do Ensino Superior tem sempre sido encarado como parente pobre se compararmos, por exemplo, com o orçamento da defesa.

Mas a ausência de uma aposta firme no Ensino Superior pode também aferir-se pela restrição das condições de acesso a muitos potenciais alunos que por causas estritamente económicas se vêm afastados. A Acção Social Escolar não tem conseguido responder ao agravamento das condições de vida da sociedade em geral – isto é à maior dificuldade das famílias em apoiar os seus filhos na frequência do ensino superior – limitando-se, na esmagadora maioria dos casos, em conceder apenas a bolsa mínima.

O RJIES, o processo de Bolonha, a imposição de propinas, a redução dos fundos para o ensino superior demonstram que este governo faz da promessa de aposta na requalificação das pessoas pouco mais que “letra morta”.

O MUTAD – Movimento Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro convida tod@s @s estudantes universitários a participarem numa Acção de Protesto às 11h30 junto a construção do novo Bloco de Laboratórios, e às 14h30 no Jardim do Pedrinhas para um Encontro de Estudantes da UTAD.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats subir