Um grupo de estudantes denominado por Movimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (MUTAD), têm agendado para esta terça-feira, uma manifestação na visita do primeiro-ministro José Sócrates e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago ao Campus universitário.
A cerimónia do lançamento da “primeira pedra” de um novo edifício da UTAD ficará marcada por uma eventual presença de estudantes que dizem “estar de luto” pelo ensino superior. Na opinião de alguns membros do MUTAD, o “processo de Bolonha, a asfixia democrática com o RJIES, as propinas” são alguns dos factores que condicionam o ensino superior, condicionando o ensino universitário que "deveria ser tendencialmente gratuito para todos”.
Porém, estes estudantes reivindicam melhores condições de ensino, justificando que o “drástico corte dos financiamentos das universidades levou à diminuição da qualidade de ensino, da redução do número de docentes, falta de equipamentos dos laboratórios e no aumento de alunos por turmas”.
Segundo apurou o NVR, estarão confirmadas no mínimo três dezenas de alunos na manifestação, marcada paras as 14 e 30, no Jardim das Pedrinhas da universidade. O MUTAD adiantou que o “dia não é propício para manifestações pois coincide com as férias da Páscoa”, mesmo assim, acreditam que número de interessados poderá aumentar, visto que têm recebido “algum feedback” nos últimos dias.
Henrique Daniel Silva
Noticias Vila Real
Há 2 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário