quinta-feira, 19 de março de 2009

Repressão Policial a Estudantes sem precedentes


A concentração de protesto que se organizou na Praça Universidade de Barcelona para se manifestarem contra a repressão que os estudantes universitários sofreram no mesmo dia de manhã por parte da forças policias, viveram novas repressões violentas por parte dos “anti-disturbios”. No dia 18 de Março os espanhóis sofreram duas repressões consecutivas. Foram detidas mais de 20 pessoas e dezenas ficaram feridas. E quantas mais?! Onde está a democracia?!

A manifestação de estudantes anti-Bolonha que protestava contra a violência exercida a quando do evacuamento dos 53 estudantes que durante 4 meses ocupavam a universidade contra o processo de Bolonha e outras medidas de ataque ao ensino público, transformou o centro da cidade numa batalha campal. As forças políciais realizaram duras cargas contra os jovens que se dirigiam para a Praça Urquinaona, as cargas foram de tal forma violentas que até os peões que passavam pela zona se viram involvidos nas agressões. Os jornalistas apesar de levarem identificação visivel não tiveram melhor sorte.

Segundo o porta voz do Sindicato dos Estudantes, Arnau Mallol, os manifestantes “uns 5000”, concentraram-se na Praça Universidade e começaram a caminhar para a Praça Urquinaona, mas o forte dispositivo da força policial impediram-os com fortes e indiscriminadas cargas, tal como mostram os videos. Os jornalistas de “La Vanguardia”, entre outros colegas de profissão sofrerão contusões devido à violência da policia. Os estudantes têm criticado a acção polícial da manhã de 18 de Março que demonstra o carácter autoritário do governo.

Esta quinta-feira, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa do Colégio de Advogados de Barcelona e a Federação de Associações de Moradores de Barcelona denunciaram publicamente a "violência extrema, própria de outras épocas e intolerável num sistema democrático".


Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats subir