quinta-feira, 19 de março de 2009

Comunicado de Imprensa | Conselho de Veteranos

Na sequência do que têm sido a indefinições da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre a realização, ou não, da Semana Académica da UTAD de 2009, o Conselho de Veteranos da UTAD, no espírito da preservação da boa tradição académica comunica que, se necessário, assegurará a parte cerimonial da Semana Académica.

Se ate ao final do corrente mês, não houver a determinação de data e forma para a Semana Académica da UTAD, por parte da AAUTAD, o Conselho de Veteranos da UTAD irá tomar providências para a organização de:

  1. Serenata Monumental;
  2. Missa de Bênção das Pastas;
  3. Cerimónia de Imposição de Insígnias;
  4. Cortejo Académico.

A Semana Académica da UTAD é a festa académica maior do ano lectivo, e o Conselho de Veteranos entende que os estudantes não se devem ver privado dela devido a problemas internos da Associação Académica. Nesse contexto, tudo fará dentro das suas possibilidades para facilitar e apoiar a realização das actividades tradicionais que normalmente ocorrem neste período.

2 comentários:

Unknown disse...

Quando se trata de festa está sempre tudo pronto a garanti-la.
Mas se falamos nos nossos direitos de educação ninguem quer saber.
A associação académica e esse conselho de veteranos são meras comissões de festas, não têm mais nenhuma utilidade.

Eu preferia ouvir o conselho de veteranos dizer "os estudantes não se devem ser privados do ensino superior devido a problemas económicos resultantes da crise e dos cortes do financimento por parte do estado, nos cortes nas bolsas".

Eu gostaria de os ouvir falar sobre as dificuldades que muitos estudantes têm sentido para continuar os estudos tendo em conta a sua situações económica e que "tudo fará dentro das suas possibilidades para facilitar e apoiar" os estudantes que neste momento de crise passam dificuldades para assegurar um direito que é a educação.

Meras comissões de festas... não servem para mais nada!

Unknown disse...

Concordo. A questão está que o Conselho de Veteranos tenta não extrapolar as suas competências que, por si, já são reconhecidamente controversas.

Os estudantes organizam-se de maneiras diferentes, dependendo do assunto em causa e das pessoas em causa. O Conselho de Veteranos terão a ver com os assuntos da Praxe e, nesse contexto, dispõem-se a organizar a parte cerimonial da Semana Académica da UTAD que terá mais directamente a ver com Praxe Académica e Tradição Académica.

No entanto, todos os assuntos que referes deveriam ser merecedores de atenção por parte das organizações estudantis que têm como competência a representação generalizada dos estudantes, tanto ao nível politico, educativo social etc.

Na primeira linha estaríamos a falar da AAUTAD, mas também dos Núcleos de Curso e organizações afins. Contudo, em última analise nós, estudantes individuais também temos responsabilidades na falta de discussão deste tipo de temáticas porque na maior parte dos casos não fazemos o suficiente.

A Assembleias Gerais da AAUTAD, que são o local onde estas matérias poderiam e deveriam ser discutidas, mas não o são porque elas não são convocadas. A última que tivemos foi a 25 de Novembro de 2008 e não foi feita para discutir o que devia ser feito, mas para tentar ressalvar o que já tinha sido feito.

Somos nós estudantes que temos que obrigar os nossos representantes e as nossas organizações estudantis a funcionarem da forma que nós queremos. Faça-se um abaixo-assinado para que se discuta em Assembleia Geral qual a posição dos estudantes da UTAD relativamente ao aumento brutal dos custos de frequência no Ensino Superior, por exemplo. Seria uma temática actual, pertinente e mais do que adequada.

Há muita coisa mal, neste pequeno quadrado que é Portugal. E alguém tem que fazer algo ... esse alguém somos nós.

 
Free counter and web stats subir