terça-feira, 3 de março de 2009

Eleições | Assembleia de Escola - Lista A

Lista A
Eleições para a Assembleia da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente

Vimos por este meio apresentar a nossa candidatura a representantes dos alunos na Assembleia da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD.
Numa altura em que a Universidade atravessa uma fase de grande mudança, com intuito de melhorar a nossa querida UTAD, é importante que os estudantes tenham uma representação forte.
A criação das quatro escolas aumenta a nossa autonomia e a possibilidade de decisão no que diz respeito aos nossos cursos da nossa Escola.
A Assembleia de Escola é o organismo onde o debate e as decisões sobre todos os aspectos principais da nossa Escola serão tomados. Decisões como a eleição do Presidente da Escola, elaborar e aprovar o projecto de regulamento da Escola, aprovar os relatórios de actividade, assim como os projectos de planos anuais e plurianuais de actividades da Escola, entre outros, são a nossa missão.
Na Assembleia de Escola seremos apenas 3 representantes dos alunos, numa Assembleia composta por 15 membros. O que significa que apenas seremos 20% da força representativa. Mesmo assim, acreditamos que somos capazes de marcar pela diferença, de marcar e demarcar uma posição justa e coerente com os interesses dos estudantes.
Uma das nossas maiores questões é o Conselho Pedagógico. Por imposição estatuária o Conselho Pedagógico é composto apenas por 12 estudantes, o que significa que numa Escola que engloba 15 cursos de 1º Ciclo, existem cursos que não serão representados directamente no Conselho.
Infelizmente está situação não foi esclarecida ou debatida no passado dia 25 de Fevereiro, onde a única Lista candidata se manteve silenciosamente confortável na sua candidatura única.
Uma outra questão que nos preenche a mente é a dos professores que irão sair como coordenadores de todos os cursos da ECVA. Visto que somos 15 cursos e 11 professores nomeados coordenadores, dá-se a situação de nem dá aulas ao curso que coordena.
Esta questão é nos particularmente sensível e pretendemos, após a nossa eleição, abrir o diálogo com o já eleito Conselho Pedagógico, de modo a criar-se estratégias que dêem resposta a estas questões.
Não faremos campanhas individualistas por cursos, pois a Escola é de todos e os problemas de uns poderão trazer respostas valiosas as questões de outros.
Não queremos divisão, queremos união.
E foi em nome da união, da democracia e da transparência que criamos o fórum da escola. O ecva-uta.forumpratodos.com é destinado a todos os alunos da ECVA, aos estudantes em Erasmus nos nossos cursos e aos outros estudantes das outras Escolas que queiram no fórum partilhar experiências e opiniões.
Defendemos uma democracia representativa, mas mais do que isso somos apologistas de uma democracia directa, onde o estudante tem direito a ser informado e a defender os seus direitos.
Pretendemos união, união de Escola, união de Escolas, a união dos estudantes universitários de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Recusamos a alienação dos estudantes e pretendemos gerar debates abertos.
Acreditamos que a nossa presença à Assembleia de Escola pode marcar a mudança.
Dia 4 de Março não te baldes a estas eleições, exprime a tua opinião.
Dia 4 de Março vota em ti, VOTA A.


Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats subir