segunda-feira, 5 de julho de 2010

Universidades pedem mais 100 milhões de euros

Sócrates assinou contrato de confiança com os reitores.

Os reitores confiam que o Governo os vai isentar dos cortes orçamentais previstos no plano de austeridade uma vez que, não há muito tempo, em Janeiro passado, assinaram um Contrato de Confiança com José Sócrates.

Esse Contrato de Confiança veio acalmar as relações entre o Governo e o ensino superior, que andavam tensas há já algum tempo, no meio das exigências dos reitores reclamando um aumento da dotação orçamental. Muitas universidades alertavam estar à beira do colapso financeiro, essencialmente devido ao facto de terem passado a retirar dos seus cofres a verba para pagar 11% da Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Neste Contrato de Confiança o Governo foi ao encontro das exigências das universidades e colocou à disposição das instituições do ensino superior "para funcionamento, em 2010, mais 100 milhões de euros face à dotação de 2009, líquidos de encargos obrigatórios adicionais para a CGA", afirmou Mariano Gago, na cerimónia de assinatura do contrato, no dia 11 de Janeiro passado, que contou com a presença do primeiro-ministro. Este aumento significou um acréscimo que ronda os 10% para financiamento do ensino superior, depois dos cerca de 1,15 milhões de euros de 2009.

in Diário Económico por Carla Castro

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats subir