domingo, 23 de novembro de 2008

Alunos manifestam-se contra cortes nos apoios sociais


Uma manifestação de cerca de 150 estudantes irrompeu esta quarta-feira pelas ruas da cidade da Guarda. Os alunos do Politécnico estão contra as novas regras da acção social escolar, que vêm penalizar os estudantes mais desfavorecidos. Marco Loureiro, presidente da Associação Académica da Guarda, adiantou que 25 alunos ficaram sem bolsa de estudo e muitos outros sofreram cortes nas bolsas.

Por decisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o cálculo da atribuição das bolsas passou a ser feito tendo em conta o valor líquido anual do agregado familiar considerando catorze meses, passando-se a incluir o subsídio de férias e o de Natal.

Marco Loureiro considera que "a fórmula mais justa seria aquela que apresenta a multiplicação apenas pelos doze vencimentos anuais e não acrescentada pelos dois subsídios, que deverão ser vistos como um extra para o agregado familiar e não sujeitos a deduções". Devido a esta alteração, que os alunos querem ver corrigida, o dirigente estudantil adiantou que 25 alunos do Politécnico "ficaram sem a bolsa de estudo" e outros viram o seu valor reduzido em relação ao ano anterior, situação que disse poder comprometer a continuidade dos estudos.

"Exigimos que essa lei seja alterada", disse Marco Loureiro à Lusa, adiantando que "o ensino académico é caro e esta medida torna-o ainda mais caro" e cria problemas "nos bolsos dos pais dos estudantes".

Cláudia Lourenço, aluna do segundo ano do curso de Comunicação e Relações Públicas, natural de Viseu, contou que este ano viu a bolsa de estudo ser reduzida "de 230 euros para 115 euros". "Só a minha mãe é que trabalha, estou a fazer um grande esforço para estudar e já pus a hipótese de deixar de estudar", admitiu.

A manifestação fez o percurso entre o Instituto Politécnico e o Governo Civil da Guarda, tendo os estudantes entregue um abaixo-assinado à governadora Maria do Carmo Borges, a quem pediram que fizesse chegar o apelo ao ministro da tutela.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats subir