terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Comunicado de Imprensa | Lista A

Os alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que se estão identificados como sendo os mentores do movimento estudantil da Lista @ vêm desta forma reagir à campanha de desinformação que tem sido protagonizada por alguns elementos da Comissão Eleitoral da AAUTAD, ao qual se junta o actual Presidente da Direcção da AAUTAD, Tiago Sá Carneiro.

Em primeiro lugar, por tentar culpabilizar o projecto da Lista @ pelo atraso registado no processo eleitoral da AAUTAD que se deve exclusivamente ao modo arrogante e incompetente com que este foi gerido.

Os representantes do projecto @ fizeram tudo humanamente possível para que a justiça e a legalidade fosse devolvida ao processo eleitoral sem que fosse necessário recorrer aos tribunais. Recordamos que no dia 5 de Dezembro de 2008 foi apresentado o primeiro pedido de impugnação do processo eleitoral, baseado na exclusão dos estudantes de Enfermagem, entre outras irregularidades.

Comprovou-se que é a opinião oficial da UTAD que os estudantes de Enfermagem são estudantes da UTAD e que, por isso, devem participar no processo eleitoral. Se a Comissão Eleitoral se tivesse rendido à evidência e ao bom senso teria sido possível repetir o acto eleitoral 30 dias depois, i.e., à data de hoje estaria a situação resolvida.

O mesmo raciocínio aplicar-se-á ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral que, se não tivesse recusado convocar uma Assembleia Geral, legalmente solicitada por mais de 100 estudantes da UTAD, poderia ter também resolvido a situação nessa altura.

Posteriormente, o Presidente da Comissão Eleitoral foi convidado a estar numa reunião com o nosso conselheiro jurídico, para que se pudesse chegar a uma solução para esta situação. O Presidente da Comissão Eleitoral, e apoiante declarado da lista da continuidade, não quis comparecer à reunião do dia 13 de Dezembro. Nesse dia estiveram presentes apenas o mandatário da Lista da continuidade e a advogada da AAUTAD.

A Comissão Eleitoral voltou a ter a possibilidade de resolver a questão internamente no dia 16 de Dezembro de 2008 quando um conjunto de estudantes de Enfermagem apresentou um segundo pedido de impugnação. Este foi recusado novamente com a premissa que os estudantes de Enfermagem não eram estudantes da UTAD.

Deparando com a intransigência e teimosia da Comissão Eleitoral da AAUTAD, não restou alternativa aos apoiantes do projecto @ senão o recurso para os tribunais para assegurar a justiça e a legalidade que foi negada pelos órgãos em funções da AAUTAD. Havendo constrangimentos no normal funcionamento da AAUTAD, esses não poderão ser imputados ao projecto @.

As declarações do actual Presidente da Direcção da AAUTAD relativamente à possibilidade de a AAUTAD funcionar com “serviços mínimos” ou em “autogestão” revelam o desconhecimento deste em relação ao funcionamento estatutário da AAUTAD, visto que estes são conceitos que não existem neste contexto. A situação que poderia provar algo vagamente semelhante à situação referida pelo Presidente da Direcção seria a demissão da Direcção da AAUTAD. Questionamos se esta é a intenção da Direcção da AAUTAD atendendo às declarações do seu Presidente.

Contudo, mesmo que esse fosse o caso, a AAUTAD funcionaria em comissão directiva que, em articulação com a Assembleia Geral, teria a possibilidade de gerir a AAUTAD ate que fosse possível realizar eleições.

No entanto, os responsáveis do projecto @ querem deixar claro que, se os actuais dirigentes da AAUTAD ou os elementos da lista da continuidade entenderem que não têm competência para organizar a próxima Semana Académica, que deixem que quem tem a firme convicção de ter a competência e a motivação necessária para o fazer, o possa fazer.

O que também não nos deixa de surpreender foi a declaração do Presidente da Direcção que vai no sentido de corroborar a decisão da comissão eleitoral em excluir os estudantes de Enfermagem.

“Em relação ao parecer emitido por Mascarenhas Ferreira, o dirigente associativo explica que, apesar de ter um conteúdo diferente do parecer emitido inicialmente pela Associação Académica aquando do processo eleitoral, “não retira a razão da comissão eleitoral” na sua decisão de não incluir os alunos de enfermagem na votação”.

In a Voz de Trás-os-Montes de 8 de Janeiro de 2009

Portanto, ao continuar a concordar com a decisão da comissão eleitoral que exclui os estudantes de Enfermagem do processo e atendendo que essa decisão tem por base que “os estudantes de Enfermagem não são estudantes da UTAD”, resta-nos concluir que o Presidente da Direcção da AAUTAD, Tiago Sá Carneiro, continua a ser da opinião que os estudantes de Enfermagem não pertencem à UTAD, o que obviamente é um absurdo.

Nenhum comentário:

 
Free counter and web stats subir